Durante a ação, as equipes apreenderam três coletes desses flanelinhas, aplicaram 28 autuações e removeram 15 veículos estacionados irregularmente e por realizarem depósito ilegal de mercadoria.
Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro
Agentes da Secretaria de Ordem Pública realizaram no domingo, mais uma operação de combate a flanelinhas no Aterro do Flamengo e na Urca. Três guardadores irregulares foram detidos e encaminhados para a 9ª DP, no Catete, por extorsão em estacionamentos no Aterro.

Durante a ação, as equipes apreenderam três coletes desses flanelinhas, aplicaram 28 autuações e removeram 15 veículos estacionados irregularmente e por realizarem depósito ilegal de mercadoria.
– Temos intensificado esse tipo de fiscalização porque não podemos tolerar que esses flanelinhas façam essas extorsões com os motoristas. Seguiremos atuando, especialmente em áreas com grande concentração desses guardadores irregulares, mas é importante que as vítimas denunciem esses crimes na delegacia para facilitar a configuração do crime de extorsão – destaca o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Seop apreende 150 quilos de cobre
Equipes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) apreenderam, no domingo, 150 quilos de cobre e recuperaram um armário controlador de sinal de trânsito da CET-Rio que foi furtado na região da Tijuca, na Zona Norte. Durante a operação também foram encontrados 19 telefones celulares, tablets, uma balança, uma caixa registradora e outros itens sem procedência. Todo o material estava em um ferro-velho clandestino na Favela do Metrô, no Maracanã, área com presença de crime organizado armado. O responsável pelo ferro-velho fugiu com a chegada das equipes. A ocorrência foi registrada na 18ª DP, na Praça da Bandeira. A ação contou com apoio do 6º Batalhão da Polícia Militar.
Rastreamento por GPS de peças furtadas
A operação foi desencadeada pelo rastreamento feito por GPS de materiais públicos da Prefeitura como sinais de trânsito, papeleiras e outros itens com grande índice de furto na cidade. Os agentes da Seop identificaram que a caixa controladora de sinal de trânsito foi retirada do local onde estava sendo monitorada e, por meio dos GPS implantados nas peças, conseguiran acompanhar sua movimentação até um ferro-velho na Favela do Metrô.
– Essa operação e essas apreensões são extremamente importantes porque mostram o trabalho de inteligência e tecnologia que estamos utilizando para combater o furto de cabos e a receptação de matérias furtados na cidade – destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
A Seop monitora cerca de 100 pontos na cidade com grande quantidade de furtos desses itens com o objetivo de auxiliar na redução de furtos de peças de equipamentos municipais e bens públicos da cidade do Rio de Janeiro.
Desde 2021 a Seop já apreendeu 138 toneladas de fios e cobres e interditou 155 estabelecimentos por funcionamento irregular. Durante as operações, 60 pessoas foram conduzidas à delegacia, 103 ligações clandestinas de água e luz foram desfeitas e 777 armas brancas foram apreendidas.