Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Ação da PF aprofunda investigações contra ex-juiz Sérgio Moro

A Polícia Federal aprofunda investigações contra o ex-juiz Sérgio Moro, acusado de coagir Tony Garcia a realizar gravações ilegais durante o caso Banestado.

Sexta, 17 de Outubro de 2025 às 19:14, por: CdB

Na ação proposta, Garcia afirma ter sido coagido por Moro a realizar gravações ilegais em 2004, durante as investigações do caso Banestado, como parte de seu acordo de delação premiada.

Por Redação – de Brasília

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli autorizou, nesta sexta-feira, a realização de diligências na 13ª Vara Federal de Curitiba por agentes da Polícia Federal (PF), comandada pelo então juiz Sergio Moro. A operação, realizada em 6 de outubro, integra o inquérito que apura denúncias apresentadas pelo ex-deputado estadual Tony Garcia (PDT-PR) contra o atual senador.

Ação da PF aprofunda investigações contra ex-juiz Sérgio Moro | Ex-juiz suspeito e incompetente Sergio Moro é alvo de investigação no STF
Ex-juiz suspeito e incompetente Sergio Moro é alvo de investigação no STF

Na ação proposta, Garcia afirma ter sido coagido por Moro a realizar gravações ilegais em 2004, durante as investigações do caso Banestado, como parte de seu acordo de delação premiada. O ex-parlamentar alega que o magistrado teria conduzido “diligências investigativas clandestinas” contra autoridades com foro privilegiado, incluindo o então governador do Paraná e ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Moro, por sua vez, nega categoricamente as acusações.

 

Decisão

Na autorização, Toffoli liberou o acesso ao acervo de documentos da vara judicial que esteve sob comando de Moro. “Defiro sejam empreendidas pela autoridade policial as diligências propugnadas, visando autorizar o exame in loco dos processos ali relacionados, documentos, mídias, objetos e afins relacionados às investigações”, escreveu o ministro em sua decisão.

O magistrado também rejeitou o pedido da defesa de Moro para que o inquérito fosse retirado do STF, sob o argumento de que os fatos investigados ocorreram antes de seu mandato como senador. Com a decisão, as apurações permanecem sob jurisdição da Suprema Corte.

Garcia aponta que parte dos documentos guardados na 13ª Vara pode comprovar suas denúncias sobre supostos abusos cometidos por Moro. Já o ex-juiz e atual senador afirma que não houve qualquer ilegalidade no processo de 20 anos atrás.

 

Investigações

Em nota, sua defesa declarou não ter tido acesso aos autos do inquérito, “instaurado com base em um relato fantasioso de Tony Garcia”. O parlamentar reforçou que confia no desfecho das investigações.

— O senador não tem qualquer preocupação com o amplo acesso pelo STF aos processos que atuou como juiz. Essas diligências apenas confirmarão que os relatos de Tony Garcia são mentirosos — concluiu.

Edições digital e impressa