Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Yahoo compra 35% de portal chinês

Arquivado em:
Quinta, 11 de Agosto de 2005 às 08:26, por: CdB

 O Yahoo anunciou nesta quinta-feira a compra de 35% - um investimento de US$ 1 bilhão em dinheiro - das ações do Alibaba.com, portal chinês dedicado aos negócios e ao consumo. Com a aquisição, o Yahoo se torna o maior investidor do portal chinês, que obteve lucro de US$ 68 milhões em 2004, mais do que o dobro dos US$ 30 milhões obtidos no ano anterior.

Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, a negociação permitirá que o Alibaba.com use a marca Yahoo em toda a China por tempo ilimitado, além de utilizar os negócios do Yahoo China.

A combinação de ambas as empresas incluirá a ferramenta chinesa de busca "3721.com", adquirido pelo Yahoo em 2004, e representa uma ameaça para o portal americano "eBay", o maior do mundo em comércio pela internet.

Em junho, a China ultrapassou a marca de 103 milhões de usuários de internet, segundo dados oficiais chineses, segundo maior do mundo depois dos EUA, que possui 159 milhões. O intermediador da aquisição foi o japonês SoftBank, maior investidor do Alibaba e maior acionista estrangeiro do Yahoo.

- Acreditamos que a combinação do Alibaba e Yahoo é a melhor maneira de o Yahoo se aproimar da região - afirmou Terry Semel, presidente e diretor-executivo do Yahoo, no comunicado divulgado pelas empresas.

Fundada por Jack Ma, ex-professor de inglês, em 1999, "Alibaba" se tornou o portal mais importante de intercâmbio de negócios e leilões on-line da China.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo