Uma solenidade na Praça Araribóia, em Niterói, segunda-feira, às 10h, marcará o início da atuação dos integrantes do programa Voluntários da Paz nas ruas do município. Os jovens vão ficar posicionados no Centro de Niterói e nas ruas de concentração de comércio do bairro de Icaraí, pontos indicados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) com base no levantamento de ocorrências policiais da cidade.
Serão 80 voluntários que contarão com o apoio de policiais militares do 12º BPM, sempre entre 12h e 20h, período de maior concentração de população flutuante em função do período natalino.
O programa Voluntários da Paz, criado e coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, é destinado ao aproveitamento de jovens entre 18 e 23 anos que não fizeram o serviço militar e, em geral, oriundos de áreas carentes que passam por intenso treinamento nas dependências do Maracanã. As aulas são ministradas por oficiais da Polícia Militar. O objetivo é coibir pequenos delitos, como roubo de celulares, ataques a pedestres e repressão ao uso de entorpecentes, liberando a PM para o combate em áreas de risco.
O programa tem por objetivo a inclusão social dos jovens beneficiados. Eles têm a oportunidade do primeiro emprego, recebendo R$ 541,80 por mês por um contrato de um ano, renovável por mais 12 meses. O Departamento de Voluntários da Paz foi criado em outubro de 2003 pela governadora Rosinha Garotinho.
Niterói é o terceiro município beneficiado pelo programa. No Rio e em Campos, na Região Norte Fluminense, são cerca de mil jovens que já realizaram diversas ocorrências, efetuaram prisão e apreensão de menores infratores e até armas foram apreendidas pelos jovens. Estão em formação desde o dia 1 de dezembro 283 recrutas que vão atuar na Zona Oeste do Rio a partir de fevereiro.
Na solenidade, em frente à estação das barcas, vão estar presentes o secretário de Segurança, Marcelo Itagiba, o subsecretário Paulo Souto, o subsecretário-adjunto e cordenador-geral do programa Voluntários da Paz, coronel Paulo Melo, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson de Aguiar Miranda, o comandante do Batalhão de Niterói, tenente-coronel Mauro Assad Couto, delegados titulares das delegacias do município e representantes das associações de moradores e comerciais de Niterói.