A temporada de espetáculos ainda não começou, mas para aqueles desejam conhecer as belas dependências e a riquíssima história do Theatro Municipal, na Praça Floriano s/n, Cinelândia, Centro do Rio, as visitas guiadas são uma ótima opção. O tour começa na entrada principal e passa, entre outros locais, pela sala de espetáculos, pelo foyer, pela exposição das plantas arquitetônicas originais do teatro e pelo restaurante Assyrio. Os guias são treinados pelo próprio Municipal especialmente para esse trabalho. Ao longo de 2005, cerca de 34.500 pessoas desfrutaram do passeio. E, neste início de 2006, antes mesmo que janeiro terminasse, mais de três mil visitantes já haviam participado do programa.
O Theatro Municipal foi um dos primeiros edifícios da Avenida Central (hoje Avenida Rio Branco), inaugurado em 14 de julho de 1909. A área dele é de 4.220 metros quadrados; as paredes são de granito até o primeiro andar e, a partir daí, de tijolo; os vigamentos dos assoalhos e da cobertura são de aço. A lotação do Municipal é de 2.357 lugares, distribuídos por 22 frisas, 12 camarotes, 530 poltronas na platéia, 400 poltronas no balcão nobre, 500 no balcão simples e 723 nas galerias.
Em breve, será divulgada a programação para 2006 e a expectativa é que se repitam sucessos como o projeto Domingo no Municipal, que oferece espetáculos com ingressos a apenas R$ 1, facilitando o acesso da população com menor poder aquisitivo aos espetáculos da casa. As visitas guiadas acontecem de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e saem de hora em hora. O preço por pessoa é de R$ 4. Estudantes pagam meia e idosos e crianças com menos de cinco anos podem entrar de graça. Grupos com mais de dez integrantes devem ser agendados com antecedência de dois dias. Mais informações sobre o passeio pelo telefone 2299-1667.