A despeito das pressões da cúpula do partido para que desistisse, o deputado petista Virgílio Guimarães assumiu definitivamente nesta quarta-feira sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados.
- Eu comunico o país neste momento que estou me inscrevendo como candidato avulso a presidente da Câmara dos Deputados - disse Virgílio em um evento organizado pelo movimento Câmara Forte, que apóia seu nome contra o candidato oficial do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP).
A disputa já tem outros dois candidatos: José Carlos Aleluia (PFL-BA) e Severino Cavalcanti (PP-PE).
Pela tradição da Câmara, o partido com a maior bancada, hoje o PT, escolhe o presidente da Casa. Mas depois de a bancada petista ter definido o nome de Greenhalgh, Virgílio passou a defender a "instituição" da candidatura avulsa, embora não assumisse abertamente que entraria na disputa, dizendo que essa foi uma prática muito usada pelo PT na oposição.
Com o passar dos dias, sua candidatura ganhou força com o apoio de vários deputados do chamado "baixo clero" (de menor expressão na Câmara) e de vários setores de Minas Gerais.
No PT desde sua fundação, Virgílio está em seu terceiro mandato como deputado federal.
Virgílio anuncia candidatura à presidência da Câmara
Arquivado em:
Quarta, 19 de Janeiro de 2005 às 14:49, por: CdB