Os números indicam que os crimes relacionados a estupro e atentado violento ao pudor (AVP) caíram no município de São Gonçalo. A estimativa foi liberada pela Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher), da 72ª DP, no Mutuá. De acordo com a delegacia estes índices baixaram, devido ao aumento do número de condenados que praticam esses crimes. Muitos ganharam penas de até 54 anos de prisão.
- Nós conseguimos diminuir os atos de estupro e AVP, porque prendemos os réus na maioria dos casos. Neste mês de julho, prendemos dez homens que cometeram estes crimes - afirma um policial civil, que não quis se identificar.
Cerca de 90% dos casos que são denunciados no Deam, são praticados dentro das casas. A violência doméstica, seguida de ameaça e lesão corporal afeta a maioria das mulheres, no município. Porém, elas estão tomando mais coragem para denunciar seus parceiros que praticam estes delitos.
- Quando o número de denúncias aumenta, parece que a violência cresce na mesma proporção, mas não é isso que mostra nossas estatísticas - acrescenta.
O Centro Especial de Orientação à Mulher (CEOM) é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, fundada em 1997, com o objetivo de auxiliar mulheres que sofrem este tipo de maus tratos. O CEOM orienta e acompanha as vítimas nas áreas social, psicológica, jurídica, educação e saúde, onde participam de palestras, entrevistas individuais e debates.
Desde janeiro já foram atendidas 138 mulheres, que compareceram no CEOM pela primeira vez. Por dia são dez atendimentos, na maioria, encaminhados pela própria delegacia.
- Se for uma emergência, encaminhamos na mesma hora para a assistente social. Já nos casos de ameaça, agendamos um atendimento. A continuidade do nosso trabalho é muito importante, para que façamos o acompanhamento de todas que nos procuram - completa Valéria Pereira, coordenadora e assistente social do CEOM.
Mais informações:
CEOM - Centro Especial de Orientação à Mulher - Zuzu Angel
Rua Camilo Fernandes Moreira, s/nº, nos fundos da antiga 73ª DP,
Neves, São Gonçalo, Rio de Janeiro.
Cep.: 24.426-310
Tels.: 2628-8228, 2607-1717, ramal 4355.
Violência contra a mulher cai em São Gonçalo
Arquivado em:
Quinta, 12 de Agosto de 2004 às 18:04, por: CdB