A polícia vietnamita anunciou nesta segunda-feira que acusará formalmente o capitão e os donos da embarcação que afundou neste sábado em um rio, causando a morte de 19 crianças. Xuan Thanh, da polícia provincial de Nghe An, no Vietnã Central, disse que os dois proprietários do barco ajudavam a dirigi-lo no momento do acidente, ocorrido no rio Cuong. As vítimas se dirigiam à escola e eram parte de um contingente de 57 passageiros, em sua maioria crianças.
O agente policial informou que, até o início da manhã desta segunda-feira, foram encontrados quatro corpos, de três meninos e uma menina, e que as chuvas e o elevado nível das águas do rio estão dificultando os trabalhos de resgate.
- Estamos fazendo o melhor, mas tememos que todas as crianças tenham morrido afogadas - disse o funcionário.
A primeiras investigações indicam que o barco sofreu a ruptura de sua hélice por causa de um galho que ficou preso na mesma. O capitão então se dirigiu a remo ao ponto de partida, mas algumas das crianças se assustaram, provocando a virada da embarcação. Moradores da região afirmaram que este foi o terceiro acidente deste tipo ocorrido no rio Cuong nos últimos cinco anos.
Segundo o Comitê Nacional de Família, População e Infância, os acidentes são a segunda principal causa da morte entre a população juvenil do Vietnã.