Um garoto franco-canadense de nome Ghyslain transformou-se numa das maiores audiências da Web no momento. A razão de seu sucesso é um vídeo em que ele protagoniza Luke Skywalker, o herói de Guerra nas Estrelas, em posições absolutamente ridículas.
O vídeo, gravado por Ghyslain no laboratório de audio-visual de sua escola, foi descoberto por seus colegas que o digitalizaram e o ofereceram para download através do programa de troca de arquivos Kazaa, sob o título Star Wars Kid.
Logo depois, uma versão editada com música e efeitos especiais, foi criada por Bryan Dube, da Raven Software. Não demorou muito para que ela aparecesse em todos os grandes sites, fóruns e salas de chats sobre games e tecnologia.
Andy Baio e Jish Mukerji, dois blogueiros que acompanharam as peripécias de Ghyslain, garantem que só nos sites deles, onde o vídeo estava disponível, foram feitos mais de 1,1 milhões de downloads do arquivo.
Mukerji, biólogo que mora em San Francisco, na Califórnia, diz que Ghyslain sente-se muito humilhado com o que está acontecendo. Mukerji conseguiu localizá-lo e falou com ele por telefone. Transcrição de um trecho da conversa entre os dois está postada no site de Mukerji.
Com pena de Ghyslain, os blogueiros fizeram uma campanha para enviar-lhe presentes. Já arrecadaram mais de mil dólares, um punhado de softwares e uma camiseta. Mas, o plano é comprar uma das coisas de que Ghyslain mais gosta: um aparelho de música digital Apple iPod.
- O garoto proporcionou-nos momentos de muita diversão, então achamos que deveríamos fazer algo em troca. Mas acho que ele não devia ficar triste. Afinal, nessa idade todos fazemos coisas assim - diz Mukerji.