A Venezuela 'se absteve' no parágrafo relativo à Alca na declaração final da Cúpula das Américas por diferença de princípios e profundas dissensões sobre o conceito e a filosofia contidas no texto. A informação foi divulgada ontem um comunicado do país após o fim da reunião.
- A Venezuela se abstém de apoiar o parágrafo relativo à Área de Livre Comércio das Américas por diferenças profundas sobre o conceito e a filosofia do texto proposto, assim como o tratamento dado às matérias específicas e aos prazos estabelecidos - frisou a nota.
- Ratificamos nosso compromisso com a consolidação de um bloqueio regional e com o comércio justo como base para fortalecer os variados níveis de integração - continuou o texto.
Por sua vez, o presidente Hugo Chávez afirmara antes do documento final em seu discurso para os representantes dos 34 países:
- Sobre a proposta da Alca gostaríamos que nada aparecesse sobre ela na declaração final - disse Chávez.
No entanto, o chefe de Estado afirmou sua felicidade com muitos dos pontos obtidos.
- Vamos assinar o documento estamos muito contentes por ter estado aqui - falou.
A menção à reserva venezuelana aparece no texto da declaração pontuada por um asterisco no site da Internet da Organização dos Estados Americanos (OEA).
- Não compartilhamos a filosofia sobre o modelo apresentado e acreditamos que o prazo estabelecido (1 de janeiro de 2005) é muito curto - frisou o mandatário venezuelano.
Venezuela se abstém no parágrafo relativo à Alca
Arquivado em:
Quarta, 14 de Janeiro de 2004 às 02:48, por: CdB