A Venezuela disse nesta quinta-feira que diversos oficiais militares foram pegos passando segredos de Estado para o governo dos Estados Unidos, uma acusação que provoca ainda mais tensão entre os dois países. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, sempre acusou autoridades dos EUA de ter apoiado tentativas de derrubá-lo desde que sobreviveu a um golpe em 2002.
- Alguns oficiais de baixo escalão estavam passando informações para o Pentágono...entregando segredos de Estado - disse o vice-presidente José Vicente Rangel, ao ser questionado sobre reportagens da mídia local dizendo que oficiais da Marinha estavam sendo investigados por espionagem.
- Parece que alguns deles deixaram o país - disse, sem dar mais detalhes.
Um porta-voz da embaixada dos EUA em Caracas afirmou:
- Não recebemos comunicação do governo venezuelano sobre este tema.
Washington nega as acusações de Chávez. Mas o governo norte-americano classifica o ex-militar como uma crescente ameaça à democracia da Venezuela e à estabilidade local. Telefonemas ao gabinete do promotor militar não foram atendidos e uma porta-voz da Marinha disse que não tinha detalhes sobre o caso.
Alonso Medina, advogado de um dos investigados, disse que seu cliente é um civil que foi detido sob acusação de espionagem e de ameaça à segurança das Forças Armadas. O advogado rejeitou as acusações.
- Eles o acusaram de ter relações com a embaixada dos EUA - disse Medina.