As vendas reais do comércio carioca tiveram expansão de 4,02% no acumulado de janeiro a abril, contra uma queda de 0,39% em igual período de 2003. O superintendente do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL/Rio), Ubaldo Pompeu, avaliou que o incremento no faturamento mostra que o setor está em processo de recuperação gradual e, aparentemente, sustentada. Pompeu disse que o ano passado foi muito ruim para o comércio, mas a mudança para um viés de alta é expressiva, garantiu.
Segundo o superintendente do CDL-Rio, este não é um movimento pontual. Alertou, contudo, que o cenário definitivo só poderá ser apreciado no segundo semestre, porque haverá a comparação com o mesmo período do ano passado, que foi bom para o comércio lojista.
Em abril, a alta nas vendas reais do comércio lojista do Rio de Janeiro foi de 5,04%, em relação a abril de 2003. Já sobre março deste ano, o índice foi superior em 12,65%. As consultas ao SPC nos quatro primeiros meses de 2004 evoluíram 17,4%, constituindo um forte indício de recuperação do faturamento.
O aumento de 3,05% nas vendas a prazo, registrada pelo Serviço de Proteção ao Crédito da entidade, permite projetar um termômetro de vendas positivo também em maio. O faturamento esperado nesse mês deverá mostrar aumento de 5% a 6%, gerando um crescimento acumulado das vendas reais entre janeiro e maio de 5,5%, informou Pompeu.
Vendas reais do comércio do Rio cresceram 4% de janeiro a abril
Arquivado em:
Terça, 08 de Junho de 2004 às 14:06, por: CdB