Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Vendas em supermercados acumulam crescimento de 6,26% no bimestre

Arquivado em:
Terça, 29 de Março de 2005 às 12:16, por: CdB

As vendas nos supermercados do país cresceram em valores reais (descontada a inflação) no mês de fevereiro e no acumulado dos primeiros dois meses deste ano, em comparação com os valores registrados em 2004. Segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas nominais subiram 18,08% em janeiro e 10,23% em fevereiro, em relação aos mesmos meses do ano passado. O resultado foi um desempenho real, subtraída a inflação mensurada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE, de 9,94% e 2,65%, respectivamente. O primeiro bimestre do ano acumula um crescimento de 6,26% em relação ao mesmo bimestre de 2004.

Apesar dessa comparação sazonal positiva, as vendas em supermercados caíram pelo segundo mês consecutivo. Ambas quedas foram previsíveis, de acordo com a Abras. Em janeiro, o recuo foi de 27,66% em relação a dezembro, que havia registrado um pico de crescimento de 34,94% ao mês anterior. O mesmo ocorrera no ano passado, com queda de 25,85% em janeiro contra dezembro de 2003.

Para a Abras, o resultado positivo sazonal "deve-se em grande parte às condições econômicas favoráveis, como o aumento no emprego e a melhora do poder aquisitivo da população" e confirma "a tendência de recuperação do setor, a qual teve início, de maneira tímida, no segundo trimestre de 2004". Apesar de registrar um crescimento positivo de vendas ao longo de todos os meses do ano passado, que fechou com um aumento de vendas acumulado de 9,41%, o setor supermercadista teve margens negativas de faturamento real (descontada a inflação), de janeiro a maio do ano passado. A recuperação em valores reais teve início em junho.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo