Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Atenas estão otimistas com o ritmo das vendas de ingressos, uma semana antes do começo do evento. Menos da metade dos 5,2 milhões de ingressos disponíveis já foram vendidos, e até recentemente o resultado era decepcionante. Mas, com os 50 mil bilhetes vendidos nesta quinta-feira, os organizadores já estão confiantes de que não haverá estádios semidesertos.
- O importante é que estamos quebrando novos recordes", disse Michael Zaharatos, porta-voz da organização, comemorando a venda de quase 100 mil ingressos em dois dias. "Ainda temos três semanas completas (até o fim das Olimpíadas) - afirmou.
Os gregos, famosos por deixar tudo para última hora, fazem longas filas nesta sexta-feira para comprar ingressos nos postos autorizados de Atenas e das quatro outras cidades onde haverá jogos de futebol.
- Eu queria ingressos para a cerimônia de inauguração, mas obviamente já é tarde demais. Então, vou comprar (entrada para) qualquer coisa, talvez hóquei - disse Konstantinos Delialis, que esperava na fila no centro da capital.
As entradas para a cerimônia de abertura (no dia 13) e de encerramento (29) já estão esgotadas, assim como acontece com a maioria das finais. Mas ainda há milhões de ingressos para provas e jogos classificatórios.
Nos meses de junho e julho, foram vendidos em média 4.000 bilhetes por dia.
Zaharatos disse que em Sydney-2000 os organizadores venderam centenas de milhares de ingressos nos primeiros dez dias dos Jogos. Ele espera que isso se repita.
- O público grego vai nos ajudar a quebrar ainda mais recordes - afirmou.
Os organizadores esperam vender 3,4 milhões de ingressos (64%) antes do começo dos Jogos, obtendo um faturamento de 183 milhões de euros. Segundo Zaharatos, mais de 90% desse faturamento já foi obtido.
- O importante é atingir a nossa meta - disse
Inicialmente, a Grécia esperava que sua localização geográfica e sua ligação histórica com os Jogos fossem fatores que atrairiam um público maior que o de Sydney, o que até agora não se confirmou.
Há quatro anos, os estádios estavam praticamente lotados. Agora, a participação do público pode cair, em parte, devido à preocupação com atentados e às disputas e atrasos que marcaram a preparação de Atenas para os Jogos. Serão 10.500 atletas de 202 países. Os custos da organização superaram os 7 bilhões de dólares, mais do que o dobro do que foi gasto em Sydney e 30% a mais do que o inicialmente planejado. Só a segurança vai custar 1,2 bilhão de dólares.