O papa João Paulo 2o. passou por uma operação bem-sucedida para ajudá-lo a respirar mais facilmente após a recorrência de problemas respiratórios agudos, informou o Vaticano em comunicado na quinta-feira.
A nota informa ainda que a condição pós-operatória do pontífice era "regular".
"A operação...terminou com sucesso. O imediato progresso pós-operatório é regular", afirma a nota
O Vaticano disse que a cirurgia realizada no hospital Gemelli de Roma foi uma traqueotomia, procedimento no qual se faz uma pequena incisão no pescoço e na traquéia para fazer com que o ar flua diretamente para os pulmões.
A operação durou 30 minutos. O papa, que consentiu a operação, passará a noite no quarto do hospital, segundo o comunicado, o que significa que ele não precisa ficar na unidade de terapia intensiva (UTI).
O papa, de 84 anos, foi levado às pressas para o hospital na quinta-feira, a segunda vez neste mês, após passar novamente por problemas respiratórios decorrentes do agravamento de uma gripe.
Especialistas afirmaram que a traqueotomia é um procedimento simples, mas acrescentaram que ela só é realizada em uma situação de crise. Eles acrescentaram que o papa, que também sofre de mal de Parkinson, terá agora ainda mais dificuldade de falar.