Vice-presidente do Conselho de Administração da Varig, Omar Carneiro da Cunha, ex-presidente da Shell no Brasil, assumiu a presidência da empresa aérea nesta quarta-feira, em substituição a Henrique Neves, que estava no cargo desde maio. Cunha será o oitavo presidente em cinco anos da endividada companhia que luta há anos para se manter no mercado. Neves foi deslocado para cuidar do plano de recuperação financeira da empresa, segundo informou a assessoria da Varig nesta quarta-feira em comunicado.
A Varig entrou em recuperação judicial em meados do mês passado, quando começou a contar o prazo de 60 dias para que apresente um plano de recuperação financeira. A dívida da empresa supera 6,5 bilhões de reais.
- A companhia, obrigada a apresentar um plano de recuperação empresarial, no prazo estipulado em lei, decidiu pela formalização de uma equipe exclusiva, que se dedicará a sua elaboração - explicou a nota da companhia.
O presidente do Conselho de Administração da Varig, David Zylbersztajn, ressaltou no comunicado que "o mesmo grupo que assumiu em maio a administração da Varig, a convite da FRBPar, permanece unido em torno do projeto de recuperação da companhia", contrariando notícias de conflitos internos.
Na quarta-feira, três fontes ligadas à Varig afirmaram que a exemplo de outras tentativas de salvamento da companhia no passado, a equipe contratada pela Fundação Ruben Berta, dona do Grupo Varig, estaria em conflito com membros da Fundação.