Varejo teve crescimento zero em setembro, diz dirigente do setor no Rio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 18 de novembro de 2004 as 19:57, por: CdB

O comércio varejista nacional apresentou crescimento zero em setembro, recuperando apenas o nível de vendas praticado em igual mês de 2002, informou hoje o presidente do Conselho de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Daniel Plá. Os números divulgados ontem pelo IBGE, que acusam aumento de 8,87% nas vendas do comércio brasileiro, não consideram a variação do Índice Geral de Preços do mercado(IGP-M), seguindo ele.

– Se compararmos um ano com outro, o comércio não teve nenhum crescimento em vendas – afirmou. Segundo Daniel Plá – isto está servindo como justificativa do aumento da taxa de juros – Explicou que, na prática, quando se fala em aumento de vendas deve-se tratar do aumento de vendas real, ou seja, descontando a inflação, para que o resultado obtido não seja falso.

A expectativa do presidente do Conselho de Varejo da ACRJ é de que 2004 fechará sem crescimento real para as vendas do comércio. Afirmou que em dezembro haverá uma recuperação das perdas geradas no setor pela greve dos bancários, em setembro e outubro, que afetou o comportamento dos consumidores, avaliadas entre 20% a 30%.

Daniel afirma que os recursos que a população poupou ou está usando para pagar contas em novembro permitem prever que haverá fôlego para efetuar compras no varejo em dezembro. A expectativa de Daniel Plá é de que o Natal deste ano será melhor do que o do ano passado, já que setembro e outubro foram os piores meses para o comércio dos últimos 10 anos.