Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Varejo online crescerá 30% em 2004 no Brasil

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Terça, 13 de Janeiro de 2004 às 08:47, por: CdB

O varejo online no Brasil deve crescer este ano cerca de 30%, para R$ 1,6 bilhão, desacelerando um pouco em relação ao ano passado porque a concorrência acirrada estimulará promoções freqüentes e porque os novos internautas tendem a gastar menos ainda receosos quanto à segurança da rede.

Em 2003, o faturamento do varejo online ficou entre R$ 1,2 e R$ 1,3 bilhão, com crescimento de 40%. O valor médio das compras pela Web em 2003 no país foi de R$ 300, considerado elevado pois é semelhante aos US$ 100 gastos pelos norte-americanos.

"Seria mais saudável que o tíquete médio caísse, indicando uma penetração de uma parcela maior da população", disse o presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Gastão Mattos, que prevê crescimento este ano de até 50% na receita do setor, que tem cerca de 4 mil lojas.

Atualmente, apenas 10% dos 20 milhões de internautas brasileiros fazem compras online. "Ainda é um mercado em crescimento porque é um mercado novo. Temos ainda um potencial grande, há pessoas que estão na Internet e ainda não compram", disse o diretor-geral do Submarino, Flavio Jansen. O site faturou R$ 211 milhões no ano passado, 60% acima do obtido em 2002.

As compras pela Web são feitas por um público que tem dinheiro para gastar e cada vez mais confiança para comprar de livros a geladeiras online, por exemplo. Mas mesmo entre as classes A e B a penetração do comércio eletrônico ainda é baixa. O principal desafio é convencer mais rapidamente o público de que as compras em sites consagrados são seguras.

"O e-commerce representa 1% de todas as vendas do País. É possível chegar a 2% nos próximos dois anos, mas vai ser preciso atrair esse público que tem renda e não compra pela Web por receios de segurança", disse o diretor geral da empresa de pesquisa e-bit, Pedro Guasti.

Em 2004, assim como em 2003, o objeto de desejo entre os internautas será a câmera digital, informa o presidente do site de pesquisa de preços BuscaPé, Romero Rodrigues - uma mudança em relação aos últimos dois natais, quando o item mais consultado foi o DVD player.

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