Tomógrafo móvel
Moradores das cidades de Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Teresópolis, Magé, Rio Bonito, Nova Friburgo, Itaboraí, Tanguá e Silva Jardim serão beneficiados, a partir desta terça-feira, com a chegada do equipamento de Tomografia Computadorizada Móvel na cidade de Cachoeiras de Macacu. O serviço móvel itinerante, oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde, vai permanecer na cidade até o dia 30 de agosto, para atender pacientes que necessitam de tomografia computadorizada eletiva. O equipamento vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h, e aos sábados, das 07h30 às 15h, na Rua Oswaldo Aranha (Praça Manoel Dias Martinez). Os exames nas unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde são agendados através das secretarias municipais, que recebem o pedido médico do paciente e encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES. Também cabe aos municípios informarem aos pacientes sobre a data, hora, local e condutas preparatórias ao procedimento. O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de até 15 dias úteis, os laudos são entregues a Secretaria de Saúde do município onde o paciente reside. O serviço foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço itinerante de unidades móveis de imagem da Secretaria de Estado de Saúde já realizou mais de 140 mil exames. O Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já realizaram 99.173 exames. A SES também disponibiliza o serviço de Ressonância Magnética Móvel, que já atendeu mais de 30 mil pacientes, e o serviço móvel de Mamografia/Ultrassonografia, com mais de 9 mil atendimentos realizados.Vacinação contra Hepatite A começa nesta segunda-feira
Arquivado em:
Segunda, 18 de Agosto de 2014 às 10:39, por: CdB
Começou nesta segunda-feira a vacinação contra Hepatite A no Estado do Rio de Janeiro. A meta é imunizar 220.411 crianças entre 1 ano e 11 meses de idade. A vacina contra a Hepatite A entra este ano para o calendário oficial de imunizações do Ministério da Saúde e estará disponível nos postos de saúde de todos os municípios.
A vacina é administrada por injeção, em dose única. Ela pode ser administrada concomitantemente com qualquer outra vacina do calendário nacional e possui como contraindicação apenas a hipersensibilidade da criança a qualquer componente da fórmula.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
A Hepatite A é uma doença contagiosa causada pelo vírus A (VHA). Também é conhecida como “hepatite infecciosa”. A transmissão dos vírus da hepatite A ocorre pela via fecal-oral, sendo as fezes a via básica de contaminação da água, de alimentos e de tudo que possa ser infectante por via oral. Entre os mais frequentes sintomas estão: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 45 dias após a infecção. O diagnóstico da doença é realizado por exame de sangue. Após a confirmação, o profissional de saúde indica o tratamento mais adequado, de acordo com o estado do paciente. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno. Em menos de 1% dos casos ela causa insuficiência hepática aguda grave e pode ser fulminante.