Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Vacina contra a Aids testada em brasileiros dá bom resultado

Arquivado em:
Domingo, 28 de Novembro de 2004 às 10:54, por: CdB

Uma vacina experimental contra o vírus HIV teve resultados promissores ao ser testada em pacientes brasileiros, publica neste domingo a revista britânica Nature Medicine. O teste, dirigido pelo professor Jean-Marie Andrieu, do Centro Biomédico de Saints-Peres (Paris), foi realizado com a colaboração de 18 brasileiros infectados pelo vírus causador da Aids.

Os cientistas administraram nos pacientes uma vacina composta por células imunes e por células com HIV inativo dos próprios pacientes. A quantidade de vírus tinha se mantido estável no sangue dos infectados durante os seis meses prévios à vacinação, mas começou a diminuir após as vacinas.

Segundo revista, oito dos participantes mantiveram baixos níveis do vírus até um ano depois da vacinação, uma vez que as injeções reforçaram a imunidade contra o HIV.

"O que é importante é que os cientistas puderam identificar componentes concretos da resposta imunológica relacionados com a queda de quantidade do vírus"- afirma a Nature Medicine.

No entanto, a equipe do professor Andrieu, um dos especialistas em Aids de maior renome na França, não conseguiu identificar que elementos concretos da vacina são os responsáveis pela diminuição do número de vírus. Os especialistas concluíram que essas vacinas poderão ser promissoras na luta contra o HIV, mas admitem que é necessária a confirmação de uma pesquisa em maior escala.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo