O Brasil está dentro da média mundial em relação ao número de usuários de drogas ilícitas, de acordo com Giovanni Quaglia, representante do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) para o Brasil e Cone Sul. O Relatório Mundial sobre Drogas de 2004, mostra que 185 milhões de pessoas usam drogas no mundo ou 3% da população global.
¿O Brasil tem indicadores que quando somamos todas as drogas ilegais, chegamos algo em torno de 2,5 a 3% da população que fazem o uso de drogas ilícitas. Então está dentro da média¿, afirmou Quaglia.
O relatório revela ainda que a maconha é a substância mais usada no mundo (cerca de 150 milhões de pessoas), seguida por anfetaminas e estimulantes. Apesar disso, os opiáceos (ligados ao ópio, como morfina e heroína) continuam sendo as drogas mais problemáticas e com maior impacto negativo na saúde.
A edição 2004 do Relatório Mundial sobre Drogas será lançado nesta sexta-feira, dia 25, às 10 horas, em Brasília. O relatório traz dados atualizados sobre a produção, o tráfico e o consumo de drogas ilícitas em todo o mundo. Também será divulgado um ranking sobre o consumo de drogas pela população. O lançamento do documento marca o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, comemorado neste sábado, dia 26.