O presidente dos EUA, George W. Bush, mantém uma vantagem de três pontos percentuais sobre John Kerry, seu rival nas eleições do próximo 2 de novembro, assinalou nesta segunda-feira uma enquete do jornal "The Washington Post".
A sondagem, publicada na versão de internet do diário, indicou que caso as eleições fossem realizadas hoje, o presidente e candidato republicano receberia 50% dos votos, contra 47 do senador democrata de Massachusetts, enquanto o independente Ralph Nader conseguiria 1%.
O jornal esclareceu que, embora Bush tenha ganho terreno nos últimos dias, sua vantagem é menor que a que tinha antes dos três debates com Kerry, o último dos quais aconteceu na última semana em Tempe (Arizona). Antes desse debate, a vantagem de Bush na mesma enquete era de seis pontos percentuais.
Além disso, essa vantagem está dentro da margem de erro de mais ou menos três pontos percentuais da enquete, realizada entre a sexta-feira e o domingo, o que prevê um apertado resultado e uma intensificação das campanhas nas últimas duas semanas.
A enquete indicou que nos estados onde a diferença entre os candidatos é pequena -Flórida, Pensilvânia, Ohio, Colorado, Wisconsin, Novo México, New Hampshire, Nevada e Iowa- a situação continua incerta, mas Kerry leva vantagem: 50% contra 46 de Bush.
O jornal indicou que a sondagem, realizada entre 2.402 adultos escolhidos ao acaso, revelam o fato de que os dois candidatos chegarão às eleições com claros pontos a favor, mas também com pontos fracos.
Bush consolidou sua vantagem entre os eleitores que dizem que sua maior prioridade é a guerra contra o terrorismo.
No entanto, o presidente perde para Kerry entre os eleitores que dizem que o tema mais importante ao decidir seu voto foi o conflito no Iraque ou a economia.