Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

UFRJ ganha novos equipamentos para centro de pesquisa

Arquivado em:
Terça, 10 de Maio de 2005 às 07:24, por: CdB

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza, acompanhado do presidente do CNPq, Erney Camargo, e do secretário executivo do MCT, Luiz Fernandes Rebelo, inaugura, nesta terça-feira, os novos equipamentos de três de centros de pesquisas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os equipamentos foram adquiridos com recursos da Secretaria/Faperj e do MCT/CNPq, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT). Durante a visita à universidade o secretário participa do evento "Perspectivas da parceria científica e tecnológica entre o governo do Estado do Rio de Janeiro e o governo federal".

No Centro de Ciências da Saúde será inaugurado o novo microscópio eletrônico do Instituto de Microbiologia. O equipamento, um FEI Morgani 268-F, é utilizado para captura de imagens, utilizando sistema fotográfico convencional. O microscópio, no valor de US$ 150 mil, e a construção da unidade de refrigeração e o sistema de no-break foram pagos com recursos da Faperj e do CNPq.
No Laboratório de Física Biológica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho será instalado um Microscópio de Força Atômica (AFM) para aplicações em nanociência e nanotecnologia. O microscópio, modelo MFP-3D, será utilizado para obtenção de imagens tridimensionais de superfícies celulares em escala nanométrica (1 bilionésimo do metro), e para o registro da energia de ligação entre estruturas que guardam, entre si, alguma afinidade.

Para o Centro Multiusuário de Caracterização de Superfícies da Coordenação de Programas de Pós-graduação em Engenharia (Coppe) foi adquirido um equipamento para caracterização química e estrutural de superfícies sólidas, orçado em R$ 1 milhão, que será empregado em pesquisas nas áreas de nanotecnologia e nanociência e na funcionalização de superfícies. Com ele serão realizadas análises de reações entre sólidos/sólidos e gás/sólidos e para análises de espectroscopia de elétrons Auger, espectroscopia de fotoelétrons de Raios X, de fração de elétrons de baixa energia e no espalhamento de íons.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo