Um enfraquecido tufão Meari passou pelo norte do Japão na quinta-feira (horário local) depois de causar a morte de pelo menos 14 pessoas e o desaparecimento de outras 13 em dois dias de enchentes e deslizamentos de terra causadas pelas fortes chuvas.Meari, oitavo tufão a atingir o Japão neste ano, um recorde, causou deslizamentos na ilha principal de Kyushu nesta quarta-feira antes de rumar para nordeste sobre grande parte do país.
A tormenta havia se enfraquecido na quinta-feira e estava se movendo para nordeste a 60 quilômetros por hora próxima a cidade de Ichinoseki, ao norte de Tóquio, com ventos máximos de 83 quilômetros por hora próximo ao seu olho, segundo a Agência Meteorológica.
Em Mie, a oeste, soldados continuavam a cavar em meio a lama na busca de desaparecidos.
O Meari, que significa eco em coreano, forçou milhares de pessoas a deixarem suas casas e centenas de vôos foram cancelados.
Tóquio sentiu parte dos efeitos do tufão sendo atingida por fortes ventos e chuva no final da quarta-feira, mas nenhum dano maior foi registrado e uma autoridade no aeroporto internacional de Narita, localizado na cidade, disse que as operações ocorriam normalmente. Quase 50 pessoas foram mortas em uma série de tempestades que abateram o Japão e a Coréia do Sul neste ano.
Ainda neste mês, o tufão Songda, um dos mais poderosos a atingir o Japão nos últimos anos, matou pelo menos 30 pessoas e deixou centenas feridas. Em agosto, o tufão Megi matou 13 pessoas no Japão e na Coréia do Sul.