Com reunião marcada para esta terça-feira, em Brasília, a Executiva Nacional do PSDB planeja definir as estratégias do partido para o exercício da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as táticas para a campanha eleitoral do ano que vem.
- Vamos debater como o PSDB irá fazer posição, frente às inabilidades políticas do governo Lula - afirmou o presidente nacional do partido, senador Eduardo Azeredo (MG). Durante a reunião, os tucanos vão divulgar uma pesquisa sobre as eleições presidenciais de 2006, encomendada há três meses pelo PSDB ao cientista político Orjan Olsen, do Instituto de Pesquisas Ipsos Opinion.
A pesquisa demonstra, entre outros pontos, que o prefeito de São Paulo, José Serra, venceria as eleições presidenciais, se elas acontecessem hoje e o oponente fosse o presidente Lula, tanto nas regiões Sul quanto Centro-Oeste do país. Ainda segundo pontos da pesquisa, adiantados pelo secretário-geral do partido, deputado Bismarck Maia (PSDB-CE), no Norte Serra está empatado com o petista. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Serra seguem como os principais líderes tucanos, em nível nacional. Ainda de acordo com a pesquisa, os governadores Aécio Neves e Geraldo Alckmin apresentam grande potencial de crescimento eleitoral e são, atualmente, imbatíveis nas urnas nos Estados que administram. Em SP, Alckmin ganharia de Lula por 61% a 39%. Em MG, Aécio venceria o petista por 55% a 35%.