Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Troca de arquivos pela Web não afeta vendas de CDs, diz estudo

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Quinta, 01 de Abril de 2004 às 09:56, por: CdB

Ao contrário do que prega os milhares de processos abertos pela indústria fonográfica contra usuários de serviços de troca de arquivos pela Web, o download de faixas de música não é o principal responsável pela queda nas vendas de CDs, afirma um estudo da Universidade Harvard divulgado esta semana.

A pesquisa, realizada com base em dados apurados em 2002 em redes de trocas de arquivos como a Kazaa e com informações oficiais de vendas de CDs nos Estados Unidos, afirma que os internautas que fizeram downloads de música são pessoas que não comprariam os álbuns que baixaram mesmo sem a Internet.

No pior cenário proposto pelo levantamento são necessários 5 mil downloads para haver uma redução de venda de um único disco, afirmam os pesquisadores Felix Oberholzer-Gee da Harvard Business School e Koleman Strumpf da Universidade da Carolina do Norte.

E se este cenário for confirmado, as trocas de arquivos em 2002 teriam um efeito de reduzir as vendas de CDs em 2 milhões de unidades. Entretanto, as vendas de discos entre 2000 e 2002 caíram em 139 milhões de unidades.

Segundo os pesquisadores várias possibilidades podem estar por trás da queda nas vendas de CDs. Entre eles condições macroeconômicas desfavoráveis, redução no número de lançamentos e crescente competição de outras formas de entretenimento como DVDs e videogames. Os pesquisadores citam até mesmo um possível rancor dos consumidores ante as táticas agressivas da indústria fonográfica para coibir a pirataria.

``É importante também notar que uma queda similar nas vendas aconteceu no final dos anos de 1970 e que as vendas dos anos de 1990 foram anormalmente elevadas pois as pessoas trocaram suas músicas gravadas em mídias antigas (como LPs) por CDs'', afirmam os pesquisadores no estudo.

A pesquisa mostra que o efeito sobre as vendas de álbuns causado pelos downloads varia de acordo com a popularidade das músicas.

Nos CDs menos populares, com vendas abaixo das 36 mil cópias há um pequeno impacto negativo causado pelos downloads. Mas nos discos mais populares, com tiragens acima de 600 mil cópias, há um efeito positivo: 150 downloads aumentam as vendas de CDs em uma unidade.
Outra descoberta afirma que 50 por cento das músicas dos CDs mais populares nunca são baixadas pelos internautas e 75 por cento das canções são alvo de no máximo dois downloads.

A Alemanha é o país que mais fornece arquivos para serem baixados por usuários norte-americanos das redes de downloads, com 16 por cento de participação. O país é seguido por Canadá, Itália e Reino Unido.

Além disso, os internautas norte-americanos são o grupo com maior participação nos serviços de troca de arquivos, com uma parcela de 31 por cento do total de usuários e 36 por cento dos downloads de todos os arquivos.

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