Cerca de 200 mil mulheres trabalhadoras rurais ligadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) ocuparam nesta quarta-feira, Dia Internacional da Mulher, ruas, prédios públicos e rodovias. Com o tema Mulher no Processo da Reforma Agrária, as manifestações ocorreram simultaneamente em 20 Estados brasileiros, entre eles Rio Grande do Sul, Pará, Alagoas, Espírito Santo e Mato Grosso.
Em Porto Alegre, onde está sendo realizada a II Conferência Internacional de Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (Ciradr), houve ato coletivo promovido por diversas entidades sindicais. Uma das maiores mobilizações aconteceu em Mato Grosso, onde 20 mil trabalhadoras estavam nas ruas.
No Pará, as manifestações reuniram cerca de 5 mil mulheres no município de Cametá, que ocuparam repartições públicas e fizeram uma caminhada. Já em Alagoas e Sergipe, vias públicas que integram os dois estados foram interditadas. Em Rondônia, as sindicalistas fizeram visitas às delegacias de atendimento à mulher para elaborar um diagnóstico do serviço prestado. Em Santa Catarina, cerca de 20 mil trabalhadoras promoveram ações em várias cidades.