O pedido chega um dia depois que o conglomerado não conseguiu entregar os resultados auditados do terceiro trimestre como previsto
Por Redação, com Reuters - de Tóquio:
A Toshiba pediu nesta quarta-feira aos credores uma extensão de permissão (waiver) para a violação de um covenant de empréstimo até o final de março, disseram fontes da área financeira a par do assunto.
O pedido chega um dia depois que o conglomerado não conseguiu entregar os resultados auditados do terceiro trimestre como previsto. Em vez disso dizendo que precisava de mais tempo para analisar possíveis problemas na divisão Westinghouse.
Também disse que esperava registrar uma baixa contábil de 6 bilhões em seus negócios nucleares norte-americanos que acabarão com o patrimônio dos acionistas e que poderá vender uma participação majoritária em sua unidade de chips de memória flash.
A Toshiba fez o pedido na reunião com bancos e seguradoras de vida. Disseram as fontes, recusando-se a serem identificadas pois não estavam autorizadas a falar com a mídia sobre o assunto.
A Toshiba recebeu uma isenção de um mês pelos bancos em janeiro.
Um porta-voz da Toshiba se recusou a comentar.
Montadora alemã Daimler
A Daimler vai interromper a venda de carros Smart com motor a combustão nos Estados Unidos e no Canadá para focar a marca em veículos elétricos nos dois mercados. Informou a empresa na noite de segunda-feira.
Em carta enviada a concessionárias e vista pela agência inglesa de notícias Reuters, o chefe da Mercedes-Benz USA, Dietmar Exler. Ele afirmou que a venda de carros Smart com motor a gasolina acabaria quando terminar o modelo 2017, neste outono (do hemisfério Norte).
– Desenvolvimentos dentro do segmento de micro carros apresentam alguns desafios para o atual portfólio de produto Smart – escreveu Exler. "Um foco dedicado em veículos elétricos nos Estados Unidos e Canadá é o passo lógico para apoiar o futuro sustentável e com zero emissões", acrescentou.
A fabricante alemã venderá versões movidas a bateria do Smart Fortwo e Fortwo conversível nos EUA e Canadá. A mudança não se aplica a outros mercados fora da América do Norte. De acordo com a Daimler.
A decisão foi inicialmente noticiada pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.
A Mercedes-Benz USA vendeu 6.211 carros da marca Smart no ano passado. Volume 16 % menor ante 2015. Já que os preços da gasolina nos EUA continuaram baixos. Globalmente, foram negociados 144.479 automóveis Smart.