Os brasileiros Torben Grael e Marcelo Ferreira, da Classe Star da Vela, conquistaram na manhã desta quinta-feira o terceiro ouro para o Brasil, por antecipação, nos Jogos de Atenas, faltando uma regata para o fim da competição. Eles ficaram em terceiro lugar. Com o resultado, Torben passou a ser o maior medalhista brasileiro de todos os tempor, com cinco medalhas.
Após as duas regatas disputadas nesta quarta-feira na raia olímpica de Agios Kosmas, os brasileiros se isolaram ainda mais na liderança da classe Star, e precisariam apenas chegar entre os sete primeiros colocados nas duas regatas desta quinta para garantirem o título com uma prova de antecipação. A última regata da Star será realizada no sábado.
Nesta quarta, a dupla conquistou um 2º e um 7º lugar, somando apenas 20 pontos perdidos, já com o descarte de seu pior resultado - justamente o 7º da segunda regata. Os canadenses Ross MacDonald e Mike Wolfs, vice-líderes, têm 39.2 pontos perdidos, seguidos pelos americanos Paul Cayard e Phil Trinter, com 42.
Torben Grael passou a ser o maior medalhista brasileiro de todos os tempos, com cinco pódios olímpicos - duas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Ao lado de Marcelo Ferreira, Grael conquistou o primeiro ouro em Atlanta/96 e um bronze em Sydney/2000, ambas na Star. O velejador também conquistou um bronze, na Star, com Nelson Falcão em Seul/88, e uma prata na Soling, em Los Angeles/84, ao lado de Daniel Adler, Ronaldo Senfft.