Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Tóquio 2020 divulga novo logo após acusações de plágio

Arquivado em:
Segunda, 25 de Abril de 2016 às 10:54, por: CdB

O novo logo, escolhido entre mais de 14 mil candidatos, adota um padrão tradicional chamado "ichimatsu moyo", que é datado até o período Edo (1603-1868)

Por Redação, com Reuters - de Tóquio:

Os organizadores dos Jogos Tóquio 2020 divulgaram nesta segunda-feira um novo logo olímpico, que possui desenhos tradicionais japoneses, sete meses após serem forçados a descartar o logo original por acusações de plágio.

toquiojogos.jpg
Os organizadores dos Jogos Tóquio 2020 divulgaram nesta segunda-feira um novo logo olímpico

O novo logo, escolhido entre mais de 14 mil candidatos, adota um padrão tradicional chamado "ichimatsu moyo", que é datado até o período Edo (1603-1868).

Os retângulos feitos individualmente no desenho representam diferenças nas culturas e nacionalidades e simboliza "unidade na diversidade", informou o comitê que escolheu o novo emblema.

– Levou muito tempo para criar este logo - é como meu próprio filho – disse o artista Asao Tokoro, que desenhou o emblema vencedor, durante entrevista coletiva.

– A partir desta segunda-feira, este emblema irá servir como o rosto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020. Espero que estes emblemas sejam populares com pessoas de todos os lugares – disse Ryohei Miyata, diretor do comitê de seleção de emblemas dos Jogos Tóquio 2020.

Jogos do Rio

O pessimismo sobre o êxito das Olimpíadas do Rio de Janeiro é equivocado, disse capitão da equipe norte-americana de pólo aquático, Tony Azevedo, que está confiante de que os brasileiros mais uma vez vão provar que têm poucos concorrentes quando se trata de sediar uma festa.

Os céticos têm questionado a capacidade de o Brasil em completar a construção de todos os locais a tempo de hospedar o maior evento de esporte global, dada a pior crise política e econômica em décadas no país e a corrupção profundamente enraizada.

O carioca Azevedo, porém, que foi jogar profissionalmente em São Paulo na equipe de pólo aquático SESI, acredita que os Jogos Olímpicos de 2016 vão florescer da mesma maneira como a Copa do Mundo de 2014 de futebol organizado pelo Brasil.

– Uma das grandes coisas sobre os brasileiros é que eles realmente amam jogar uma boa partida – disse Azevedo, em uma teleconferência do Comitê Olímpico dos Estados Unidos na quinta-feira.

– Eu estava lá para a Copa do Mundo (de futebol) e houve muita especulação sobre como possivelmente isso seria um fracasso. Todos os estádios estavam tendo problemas, mas as pessoas acabaram realmente amando a Copa do Mundo.

Azevedo estará representando os EUA em seu quinto Jogos Olímpicos, e ele recorda vividamente a desgraça e melancolia sobre infraestrutura, transporte e alojamento dos atletas durante a preparação para os Jogos de Atenas 2004.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo