O Comitê Olímpico Brasileiro e a prefeitura do Rio de Janeiro anunciaram nesta quinta-feira as 49 pessoas indicadas pelas duas entidades para o revezamento da tocha olímpica de Atenas na cidade. A lista inclui atletas e ex-atletas. As surpresas ficaram por conta da participação do ator Tony Ramos e do escritor Paulo Coelho.
Para representar o dia-a-dia da cidade, a prefeitura indicou ainda o gari Renato Lourenço, que todos os anos encanta o público nos intervalos dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, um professor da rede municipal de ensino, um sargento do Corpo de Bombeiros e um guarda municipal.
O COB encaminhou os nomes para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Atenas (Athoc), e agora fará o convite oficial aos atletas e ex-atletas relacionados. O único que já confirmou a presença foi Pelé que foi escolhido para abrir o revezamento, que sairá do Maracanã.
- Como é do conhecimento de todos, eu me tornei profissional com 16 anos e naquela época atletas profissionais não podiam participar dos Jogos Olímpicos. Agora, chegou o momento da minha participação em uma Olimpíada - disse o ex-jogador na carta em que confirma sua participação no revezamento.
Além do COB e da prefeitura, a Coca-Cola e a Samsung, patrocinadores mundiais do revezamento da tocha, também indicarão seus participantes no evento. Com isso, o COB abriu mão de convidar os atletas que estão nas listas das duas empresas. O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, também participará do evento como atleta olímpico de vôlei. Ele jogou nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964.
No Brasil, 120 pessoas carregarão a tocha percorrendo um trecho de cerca de 400 metros cada uma, totalizando 49 quilômetros que englobará diversos bairros da cidade.
A Coca-Cola indicará 42 nomes, entre atletas, celebridades e pessoas comuns. Foram chamados as ginastas Daiane dos Santos e Daniele Hypólito, os judocas Carlos Honorato e Edinanci Silva e os triatletas Virgílio de Castilho e Sandra Soldan. A apresentadora Xuxa também foi indicada por sua "responsabilidade social" através da Fundação Xuxa Meneghel.
A Samsung, com direito a 20 nomes, chamou atletas, duas pessoas escolhidas em uma promoção, além de presidentes de operadoras de celulares, parceiros e jovens ligados a instituições sociais. Entre os nomes confirmados até agora estão os dos ex-jogadores de basquete Oscar Schmidt e Hortência Macari, e o da levantadora Fernanda Venturini, do vôlei.
.