A tocha olímpica dos Jogos de Atenas 2004 já está na sede da ONU, em Genebra, Suiça, onde chegou nesta quinta-feira conduzida pelo tenista suíço Marc Rosset, antes de ser levada para Lausanne, onde será recebida pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge.
Na esplanada do Palácio das Nações, o ex-presidente suíço e atual assessor do secretário-geral da ONU sobre o esporte a serviço do desenvolvimento, Adolf Ogi, deu as boas-vindas ao conhecido tenista.
Ogi fez um apelo pela paz e lembrou o pedido da Assembléia Geral da ONU para que todas as hostilidades no mundo cessem durante a celebração dos Jogos de Atenas em sinal de respeito à trégua olímpica. Ogi dirigiu-se retoricamente à chama para dizer que ela tinha "uma missão e uma mensagem de paz capaz de reunir os povos da terra".
O símbolo olímpico percorrerá alguns setores de Genebra antes de ir para Lausanne, sede do COI, que será sua última parada no território suíço em seu caminho a Atenas, onde no dia 13 de agosto será iniciada a Olimpíada.
Nessa cidade, a tocha será levada por Denis Oswald, presidente da Comissão de Coordenação das Olimpíadas 2004, que a conduzirá ao longo do dique de Ouchy até o Museu Olímpico. Está previsto que o símbolo olímpico chegue nesta sexta-feira a Paris.