Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Tocha Olímpica chega à Bélgica

Arquivado em:
Segunda, 21 de Junho de 2004 às 09:02, por: CdB

A tocha olímpica chegou nesta segunda-feira à Bélgica, primeiro país europeu de um percurso de 78 mil quilômetros, onde será conduzida durante dois dias por legendários esportistas, como o ex-ciclista Eddy Merckx o os ex-campeões olímpicos Gaston Roelants e Frederic Deburghraeve.

Roelants, o primeiro das 140 pessoas que levarão a tocha pela Bélgica, foi medalha de ouro nos 3 mil metros com barreiras nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964, e Deburghraeve, nos 100 metros peito há quatro anos em Atlanta.

O embaixador de Atenas 2004, Spiros Lambridis, entregou nesta segunda-feira oficialmente a tocha ao presidente do Comitê Olímpico Belga, François Narmon, e, posteriormente, foi levada ao estádio de Antuérpia, onde se organizaram os Jogos em 1920. "A tocha reflete os valores olímpicos, a paz e a fraternidade e é um símbolo de união", explicou Lambridis no momento da entrega.

Vários atletas e ex-esportistas percorrerão os quase 50 quilômetros que separam o estádio da Praça Maior de Antuérpia, onde a tocha chegará na noite desta segunda-feira, antes de ser levada a Bruxelas, capital da União Européia, e de onde sairá a seu seguinte destino, Amsterdã.

Nesta terça-feira, em Bruxelas, a comissariada européia de Educação e Cultura, Vivianne Reding, levará a tocha, junto a distintos jovens belgas, até a Praça Maior desta cidade, onde se realizará uma cerimônia, organizada pelo Comitê Olímpico belga e a prefeitura. Esta é a terceira vez que o fogo olímpico se encontra na Bélgica. As outras oportunidades foram em 1948 e 1991.
 

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo