Prevista para terminar em 26 de maio, a campanha já tinha sido prorrogada com o objetivo de alcançar a meta de vacinação para o grupo de risco
Por Redação, com ABr - de Brasília:
Quem ainda não se vacinou contra a gripe tem até esta sexta-feira para procurar os postos de saúde e garantir a imunização. Nesta última semana, o Ministério da Saúde orientou estados e municípios a ofertar a vacina para toda a população, pois ainda havia um estoque de 10 milhões de doses disponíveis. Entretanto, cada estado ou município tem autonomia para estender ou não a vacinação.
Prevista para terminar em 26 de maio, a campanha já tinha sido prorrogada com o objetivo de alcançar a meta de vacinação para o grupo de risco que, neste ano, é de 90%. Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado no último dia 2, 76,7% do público-alvo tinham sido vacinados, de um total de 54,2 milhões de pessoas.
Grupo de risco
Fazem parte do grupo de risco crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Pessoas com 60 anos ou mais. Trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto). População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional. E pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores.
O ministério alerta sobre a importância da imunização para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. A vacina disponibilizada nos postos de saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe. Determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Segundo a pasta, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45%. O número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.