Uma tempestade tropical atingiu Hong Kong nesta sexta-feira, levando fortes chuvas e ventos e parando a cidade, um dos principais centros financeiros da Ásia. O centro da tempestade tropical Kompasu atingiu o nordeste de Hong Kong por volta das 16h (5h, horário de Brasília), disse o Observatório de Hong Kong.
Espera-se que a tempestade, com ventos de mais de 60 quilômetros por hora, enfraqueça conforme se move para o sul da China, levando com ela fortes chuvas. Nesta sexta-feira, o Observatório emitiu o sinal número 8 - o terceiro maior alerta de tempestade da cidade - indicando que ventos de 63 a 117 quilômetros por hora eram esperados, o que levou ao fechamento de escolas, mercados financeiros e a maioria dos negócios.
Milhões correram para casa nesta sexta-feira e as linhas telefônicas tiveram problemas já que os pais tentavam arrumar transporte para seus filhos e as lojas ficaram lotadas com pessoas estocando comida e água.
Nenhum grande prejuízo aconteceu apesar de duas pessoas terem ficado feridas por causa dos objetos que voavam e de alguns andaimes terem caído. A televisão mostrou imagens de surfistas pegando ondas altas por causa da Kompasu.