O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a realização de auditoria nos modelos atuariais relativos ao Regime Geral da Previdência Social e dos Regimes Próprios dos Servidores Civis e Militares da União.
A auditoria tem por objetivo a descrição e análise do modelo de cálculo atuarial utilizado pelos ministérios da Previdência Social e do Planejamento, Orçamento e Gestão para a aplicação do modelo avaliado aos critérios propostos pela reforma previdenciária em tramitação no Congresso.
O exame dos efeitos financeiros decorrentes e a análise da validade teórica das mudanças propostas no projeto buscarão identificar e testar as memórias de cálculo feitas com relação ao modelo atuarial avaliado.
O tribunal requisitou do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Previdência Social e do Senado Federal serviços técnicos especializados para a realização da auditoria. Também autorizou a o relator a requisitar, se necessário, os mesmos serviços de outros órgãos, durante a auditoria.
O ministro Ubiratan Aguiar foi o relator do processo.