O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística constatou em sua pesquisa mensal que a taxa de desemprego das seis maiores regiões metropolitanas do país recuou para 10,9%, a menor desde dezembro de 2002, que ficou em 10,5%. Em agosto, a taxa de desemprego fechou em 11,4%, acima do apurado em julho (11,2%).
De agosto para setembro foram criados 193 mil novos postos de trabalho nestas regiões. O número de vagas cresceu 1% em relação a agosto e 3,6% em relação ao mesmo mês do ano passado.
No mês de setembro, o total de pessoas com carteira assinada aumentou 1,6% na comparação com agosto. Em relação a setembro do ano passado, houve um aumento de 3% neste contingente. A pesquisa também apuro alta no número de empregados sem carteira (0,8%) e no grupo dos trabalhadores por conta própria (1,3%).
Mesmo com o recuo na taxa, o total de desempregados continua elevado. Segundo o IBGE, as seis regiões tinham 2,4 milhões de desempregados no mês passado, uma queda de 3,7% em relação a agosto, mas que não foi estatisticamente significativo.
Taxa de desemprego é a menor do ano
Arquivado em:
Sexta, 22 de Outubro de 2004 às 07:33, por: CdB