Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Suco brasileiro 'prejudica' indústria dos EUA, diz comissão

Arquivado em:
Quinta, 03 de Março de 2005 às 15:15, por: CdB

A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos decidiu, nesta quinta-feira, que as importações de suco de laranja do Brasil são prejudiciais ao setor no país.

A decisão preliminar da comissão, por seis votos a zero, significa que o Departamento de Comércio americano pode continuar a investigar as denúncias de produtores de laranja da Flórida de que o suco de laranja brasileiro está sendo vendido nos Estados Unidos a preços abaixo do mercado.

O objetivo do processo iniciado pelos produtores de laranja da Flórida é que os EUA imponham sobretarifas ao produto brasileiro, dentro das regras do sistema antidumping, previsto pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Suco congelado

No entanto, dois dos integrantes da comissão concluíram que a infração ocorre apenas nas importações de suco concentrado congelado e não em outros tipos de suco brasileiro que entram no mercado americano.

Segundo os produtores da Flórida, o suco de laranja congelado brasileiro é vendido a preços 37% abaixo dos custos de produção e outros tipos de suco de laranja, a 78% abaixo dos custos.

A indústria brasileira de suco de laranja nega as acusações.

O Brasil é o maior produtor de suco de laranja do mundo e tem uma parcela de 15% do mercado de suco dos Estados Unidos.

A maior parte da produção brasileira está em São Paulo.

Juntos, São Paulo e Flórida, representam 90% da produção mundial de suco de laranja.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo