Stanislas Wawrinka conquista o Aberto da Austrália
Arquivado em:
Domingo, 26 de Janeiro de 2014 às 10:27, por: CdB
O suíço Stanislas Wawrinka conquistou o Aberto da Austrália neste domingo. O cabeça de chave número oito aproveitou a fragilidade física do espanhol Rafael Nadal, principal favorito, e venceu a decisão por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/2, 3/6 e 6/3.
Depois de perder o primeiro set, Nadal foi ao vestiário para receber atendimento do fisioterapeuta. Irritado, Wawrinka interpelou o árbitro na tentativa de saber detalhes sobre a lesão do espanhol. Ele retornou à quadra, mas não conseguiu evitar um novo revés.
Claramente abatido, Nadal, com dores nas costas, foi atendido pelo fisioterapeuta dentro de quadra algumas vezes. Depois de abrir 3/0 no terceiro set, o espanhol cresceu e chegou a vencer a parcial, mas Wawrinka retomou o controle da partida e garantiu o título.
Inspirado, Wawrinka acertou 19 aces e cometeu duas duplas faltas. O suíço aproveitou cinco das 15 oportunidades para quebrar o saque do adversário e conseguiu 53 winners. Do outro lado da quadra, Nadal encaixou apenas um ace, duas quebras e 19 winners.
Ironicamente, Wawrinka é um dos maiores fregueses de Nadal no Circuito da ATP. Em 12 partidas disputadas desde 2007, o tenista suíço não havia vencido nem sequer um set diante do astro espanhol, o que finalmente aconteceu na decisão do Aberto da Austrália.
Aos 28 anos, Stanislas Wawrinka disputou sua primeira final de Grand Slam na carreira de maneira bem-sucedida. Com o título em Melbourne, ele assume o terceiro lugar do ranking mundial e, pela primeira vez desde 2001, Roger Federer não será o melhor representante da Suíça na lista da ATP.
Nadal, por sua vez, tentava ser o primeiro jogador no profissionalismo a reunir pelo menos dois títulos de cada Grand Slam, feito logrado apenas pelos australianos Rod Laver e Roy Emerson, nos tempos do amadorismo. Se vencesse, o espanhol ainda igualaria os 14 troféus do gênero alcançados pelo norte-americano Pete Sampras.
Ex-número 1 do mundo, Sampras, campeão das edições de 1997 e 1994 do Aberto da Austrália, participou da cerimônia de premiação neste domingo. Com o triunfo de Wawrinka, ele segue em segundo na lista dos maiores ganhadores de Grand Slam, encabeçada por Federer, dono de 17 troféus do gênero.