O Rio Sorocaba está sendo desassoreado no trecho que corta a cidade para evitar enchentes. Duas dragas estão trabalhando na região do Jardim Abaeté, zona norte de Sorocaba, a 92 quilômetros de São Paulo. O trecho é considerado crítico e sujeito a enchentes em razão do assoreamento. O serviço conta com equipamentos de apoio, como pás-carregadeiras e caminhões para o transporte do material retirado do rio.
O desassoreamento contribui para a manutenção das dimensões da calha e diminui o risco de enchentes em períodos de chuvas intensas, como o atual. "Aliado à limpeza dos córregos, é um importante trabalho preventivo", disse o prefeito Vitor Lippi (PSDB).
Ele considera prioritária a construção de bacia de contenção no Jardim Abaeté, na mesma região, para reduzir o risco das cheias. O bairro, construído de forma inadequada, abaixo da cota do rio, tem sido afetado por constantes inundações. As obras estão em processo de licitação.
Até hoje, 17 empresas tinham retirado o edital para as obras. A abertura dos envelopes com documentação e propostas está marcada para o dia 21.
Segundo o projeto já elaborado, será construída uma bacia de contenção ocupando uma área de 24.350 metros quadrados, com reservatório para 36 mil metros cúbicos de água, e um dique de proteção com aproximadamente 700 metros de extensão, 6 metros de altura e 4 de largura. A obra terá ainda uma estação de bombeamento, com três conjuntos de bombas e vazão de 500 litros por segundo. A bacia de contenção vai funcionar como um dispositivo de armazenamento das águas de chuva, que serão recalcadas para o Rio Sorocaba pelas bombas elétricas. O dique vai impedir que as águas do rio invadam o bairro, se houver transbordamento.
Sorocaba draga rio para evitar enchentes
Arquivado em:
Quarta, 05 de Janeiro de 2005 às 17:08, por: CdB