O governo da Síria afirmou que vai restabelecer relações diplomáticas com o Iraque. Os dois países romperam suas relações formais há mais de duas décadas, depois que os sírios se alinharam ao Irã, durante a guerra contra o Iraque, na década de 80. O rompimento ocorreu em 1982.
O ministro das Relações Exteriores sírio, Farouk al-Sharaa, fez a afirmação durante um encontro entre os representantes do atual governo iraquiano com autoridades de países vizinhos, na Turquia. A maioria dos países árabes restabeleceu relações diplomáticas com o Iraque em setembro do ano passado.
No mesmo encontro, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Ergodan, afirmou que o país está se tornando uma região para o "treinamento de terroristas". O primeiro-ministro afirmou ainda que é vital para a segurança da região que o Iraque seja estabilizado. Ele defendeu que os países vizinhos ampliem a cooperação com os iraquianos para patrulhar as fronteiras do país.
Os Estados Unidos afirmam que uma parcela da resistência contra a ocupação do país é formada por estrangeiros que entram no Iraque a partir de países vizinhos.
Os americanos apontam a borda com a Síria como o maior foco de problemas.