Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Síria libera base aérea próximo de Damasco

Arquivado em:
Segunda, 14 de Dezembro de 2015 às 08:31, por: CdB

O exército sírio tem feito grandes avanços desde que está apoido pelos militares russos que realizam uma operação aérea na Síria desde 30 de setembro

Por Redação, com Sputnik Brasil - de Beirute: O Exército da Síria com o apoio da milícia local libertou uma base aérea militar localizada perto de Damasco, disse uma fonte na milícia à RIA Novosti nesta segunda-feira.

– A base aérea Marj al-Sultan foi libertada. Os terroristas da Frente al-Nusra e o Jaish al-Islam (Exército do Islã) recuaram em direção a Hush alSalehi. Dez militantes foram mortos – disse a fonte à RIA Novosti.

A base aérea Mardj-al-Sultan está localizada em Duma, uma cidade na distância de 18 km de Damasco. Serviu como um importante reduto do grupo terrorista Jaish al-Islam.
siria4.jpg
A base aérea Mardj-al-Sultan está localizada em Duma, uma cidade na distância de 18 km de Damasco
Segundo a fonte, o exército e as milícias sírias conseguiram estabelecer uma zona de segurança ao redor da base aérea. A engenharia militar está fazendo a desminagem da área. Antes, as forças sírias conseguiram desalojar os militantes da Frente al-Nusra das regiões montanhosas na parte norte da província de Latakia, ao longo da fronteira sírio-turca. O exército sírio tem feito grandes avanços desde que está apoido pelos militares russos que realizam uma operação aérea na Síria desde 30 de setembro sob o pedido do presidente sírio, Bashar Assad.

Ataques

Os ataques da coalizão internacional liderada pelos EUA contra o exército da Síria não foram uma casualidade, declarou o enviado especial da Rússia na ONU, Vitaly Churkin.

 Segundo o alto funcionário russo divulgou à agência noticiosa russa RIA Novosti, os ataques podem repetir-se.

– Existe a suspeita de que (os ataques da coalizão internacional liderada pelos EUA) não foram um acaso. Apesar de todas as asseverações que foram dadas ao governo sírio de que não serão realizados ataques contra as forças governamentais sírias, de tempos a tempos serão realizados ataques em certos lugares contra elas – disse.

Segue a matéria mais ampla com declarações de Vitaly Churkin à agência noticiosa russa RIA Novosti.

Fronteira com Turquia

Depois de semanas de confrontos, as forças sírias desalojaram os militantes da Frente al-Nusra das regiões montanhosas na parte norte da província de Latakia, ao longo da fronteira sírio-turca. O Exército sírio anunciou que derrotou os islamistas da Frente al-Nusra afiliada com al-Qaeda do norte de Latakia, perto da fronteira com a Turquia.

– A Al-Nusra, um dos grupos terroristas mais fortes na Síria, se retirou dos seus redutos perto da fronteira com a Turquia – disse uma fonte do exército à FARS News.

A operação antiterrorista exercida pelo exército sírio em Latakia tem sido apoiada por ataques aéreos russos desde 30 de setembro.

Na última quinta-feira o exército da Síria avançou, aproximando-se do posto fronteiriço na província localizada no sudoeste do país, perto da fronteira com a Jordânia, segundo divulgou a agência noticiosa iraniana FARS.

 
Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo