A Síria completou a primeira fase da retirada de tropas da Síria do Líbano nesta quinta-feira, aproximando Damasco das exigências dos Estados Unidos de sair totalmente do seu vizinho, disse nesta quinta-feira uma fonte de segurança libanesa.
A fonte de alto escalão que todas as tropas e oficiais de inteligência da Síria foram retirados, ou para o Vale do Bekaa, no leste do Líbano, ou cruzaram a fronteira.
- Quase terminou. Sobrou apenas alguma logística. Mas as pessoas foram, todas elas - disse a fonte.
A mesma fonte disse que entre 8.000 e 10.000 soldados sírios continuam no Vale do Bekaa, e entre 4.000 e 6.000 saíram do país. Um comitê conjunto libanês e sírio deve se reunir no início de abril para discutir o futuro das tropas em Bekaa, disse ele.
Testemunhas disseram que os últimos dois centros de inteligência sírios na cidade de Trípoli foram completamente esvaziados ao amanhecer. Ele estavam entre as últimas instalações a serem esvaziadas no norte do Líbano.
A Síria concordou em retirar suas tropas sob intensa pressão internacional e também devido a protestos em Beirute. Washington quer que todas as tropas e pessoal de inteligência da Síria saiam do Líbano para que o país tenha eleições livres em maio.