Rio de Janeiro, 10 de Novembro de 2024

Sharon e Abbas devem se reunir antes da desocupação

Arquivado em:
Quarta, 06 de Julho de 2005 às 07:03, por: CdB

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse a um jornal árabe de Londres que espera realizar uma reunião de cúpula com o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, antes de meados de agosto, quando os israelenses pretendem começar a desocupação da Faixa de Gaza.

Os dois líderes mantiveram uma fria cúpula em Jerusalém em junho, que foi qualificada de frustrante pelos palestinos, embora Sharon tenha saído dela anunciando um acordo para coordenar com os palestinos a retirada dos colonos judeus dos 21 assentamentos da Faixa de Gaza e de 4 dos 120 da Cisjordânia.

- Eu disse que a reunião foi difícil e que os resultados foram pequenos. Mas houve um acordo sobre a manutenção dos contatos e sobre a realização de outra reunião com o primeiro-ministro israelense após completar os preparativos que podem levar a melhores resultados - disse Abbas, na Líbia, ao jornal Asharq Al Awsat.

- Será antes da data da retirada israelense de Gaza - afirmou Abbas em comentários publicados na quarta-feira pelo site do jornal.

O negociador-chefe palestino, Saeb Erekat, disse que ainda não há acordo sobre a realização da nova cúpula, mas não a descartou.

Uma importante fonte política israelense confirmou que há discussões sobre um novo encontro, mas afirmou ser impossível dizer que ele vai acontecer antes da desocupação de Gaza.

Após a cúpula de junho, o primeiro-ministro palestino, Ahmed Qurie, disse que Israel não deu respostas positivas a questões que interessavam aos palestinos, como a abertura de um aeroporto em Gaza e a libertação de mais presos palestinos detidos em Israel.

Sharon então reafirmou sua posição de que não haverá progressos na direção da paz enquanto a Autoridade Palestina não desmantelar os grupos armados, que foram convencidos por Abbas a aderir a um cessar-fogo que vem sendo frequentemente violado nas últimas semanas.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo