Severino Cavalcanti (PP-PE), presidente da Câmara dos Deputados, já planeja sua reeleição para o cargo ano que vem. Há pouco mais de 50 dias no mandato, para se tornar candidato, Severino precisa ser reeleito em 2006 e disputar novamente a presidência do Legislativo, no ano seguinte. Ele está em seu terceiro mandato.
- Assim como o Lula, eu também quero me reeleger presidente - disse Severino na noite de sábado, em Roma.
Segundo a legislação atual, um congressista não pode presidir as casas legislativas duas vezes no mesmo mandato. Os ex-presidentes da Câmara e do Senado João Paulo Cunha (PT-SP) e José Sarney (PMDB-AP) tentaram permanecer nos cargos neste ano, mas não conseguiram votar no Congresso uma emenda que permitisse a reeleição.
Severino disse ainda que assim que voltar ao Brasil dará "apoio total" ao presidente Lula para que o governo federal melhore sua base no Congresso. Segundo o deputado, esta é a "ultima chance" de Lula montar uma boa base de apoio na Câmara e no Senado.
- Lula tem de ficar esperto porque o tempo corre contra ele. Se quiser mesmo se reeleger, o presidente tem de montar agora uma base sólida de apoio.
O presidente da Câmara disse que pretende chamar "deputado por deputado indeciso e convencê-los a ajudar o presidente Lula". Em troca, quer que o governo mude de atitude e passe a dar mais atenção aos deputados.