Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Sesc promove mutirão no Dia do Idoso

Arquivado em:
Terça, 26 de Setembro de 2006 às 09:20, por: CdB

No dia 27 de setembro, a terceira idade vai  praticar tae-chi-chuan  alongamento, participar de oficinas de artesanato, de pílulas de poesia e de prevenção contra a depressão, além de cortar o cabelo, fazer o embelezamento das mãos, assistir palestras de diabete e hipertensão e  cuidar da saúde na Igreja Santo Afonso.

Mas como atingir a terceira idade com a saúde de um jovem? O que é preciso fazer para se ter uma vida longa? Para abordar essas e outras questões relevantes a todos nós, no Dia Nacional do Idoso, 27 de setembro (quarta-feira), às 7h30, o Sesc Rio vai realizar um mutirão de saúde, esporte e educação, com diversos serviços e atividades gratuitos, na Igreja Santo Afonso, (R. Major Ávila).

A idéia é incentivar as pessoas para que tenham uma velhice tranqüila através de ações que estimulem o corpo e a mente. - Na terceira idade as pessoas também devem ter uma vida ativa para garantir autonomia física, mental e social, que se traduzem no relacionamento sadio com a família e com o mundo - diz Ana Cristina Pimentel, gerente de saúde do Sesc Rio.

- Como cristãos, nós entendemos a saúde com o bem estar integral do ser humano. Corpo, mente e espírito precisam estar em equilíbrio. Todas as dimensões da pessoa precisam ser cuidadas para que haja humanização e respeito pelos direitos fundamentais de cada um. Os serviços oferecidos são a oportunidade para contribuir com o resgate da cidadania, que é uma das dimensões da espiritualidade cristã - avalia Nelson Antonio Linhares, padre da Igreja Santo Afonso.

Além de Tae-chi-chuan, acontecerão aulas de ginástica, alongamento e ioga. Cinco tendas serão montadas onde serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicose e colesterol, auto-exame da boca, oficina de boca, orientação nutricional e palestras sobre diabete e colesterol. A novidade fica por conta da oficina contra a depressão.

A apresentação de teatro que trabalha o Estatuto do Idoso, oficinas de artesanato e pílulas de poesiatambém fazem parte da programação. Folhetos explicativos sobre o controle da obesidade, diabete, hipertensão, o sedentarismo e o stress (distribuídos para a população em geral) serão distribuídos. 

Expectativa de vida

Expectativa de vida dos brasileiros sobe de 66 para 71 anos. A depressão já é uma doença que pode atingir até 50% dos idosos. Se para nós parece fantasia imaginar que estamos comemorando o nosso aniversário de 100 anos, no futuro, apagar 100 velinhas será cada vez mais corriqueiro.

As estatísticas apontam que a expectativa de vida está aumentando em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez, na história, haverá mais idosos do que crianças.

Os novos números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirmam que o Brasil é hoje, um país de meia idade.  Atualmente, já tem o sexto maior aumento de envelhecimento da população, 8% dos brasileiros são formados por idosos. O número aumentou de 35,6% nos últimos anos - atualmente, eles são quatro milhões a mais do que em 1991, somando 15 milhões de pessoas.

Dados do Censo 2000 apontam ainda que a expectativa de vida cresceu 2,6 anos, passando a ser de 71anos. Ainda segundo o IBGE, dentre os 170 milhões de brasileiros, há 24.576 pessoas com mais de 100 anos - em 1991 eram cerca de 13 mil. Estima-se que em 2050 o números de idosos no Brasil será igual ao número de jovens, o que representa 18%.

No Estado do Rio de Janeiro 751.637 pessoas têm mais de 60 anos, o que corresponde a 16,7% da população com mais de 60 anos. Segundo uma pesquisa feita pela UERJ, Tijuca concentra um contingente grande de moradores com mais de 65 anos. O bairro vem em primeiro lugar na preferência dos idosos. São Paulo é a segunda cidade do ranking, com 8,7%, e Belo Horizonte, a terceira, com 8,3%.



Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo