Geralda - a malvada, não gostou quando soube que os bancos estrangeiros alcançaram os recordes de lucratividade no Brasil. Motivo do aborrecimento: ninguém lhe ofereceu comissão.
Análise
Uma óbvia análise sobre a comemoração dos 25 anos de fundação do PT fez o New York Times. Diz o jornal americano que "o sucesso trouxe ao PT uma surpresa: a desordem", acrescentando que o partido está "em crise existencial, sem saber se quer ser um partido do governo, de oposição ou ambos ao mesmo tempo". Esqueceu de dizer que de qualquer forma os petistas estão deslumbrados com esse tal de "poder".
Desrespeito
É surpreendente o que está acontecendo com o publicitário Silvio Siviero. Desde 28 de novembro do ano passado, ele aguarda a disponibilidade de uma peça para o seu carro Parati Turbo. O defeito de fabricação da válvula VVT foi reconhecido pela Volkswagen, que alega não ter data prevista para substitui-la. Quem conheceu a Volkswagen dos velhos tempos fica perplexo com essa falta de respeito com o consumidor.
Promessas
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), garante que governo vai reduzir o número de medidas provisórias em tramitação no Congresso. Diz ainda que deverá ser criada uma comissão permanente para analisar a urgência e a relevância de cada MP, conforme determina a Constituição. Mas é difícil acreditar nessa promessa. Desde a Constituição de 88, todo governo funciona movido a medidas provisórias.
Reintegração
A Justiça Federal determinou a reintegração do cabo Otávio Gonçalves, desligado da Marinha em 2004 por ter ficado cego. A alegação foi de inaptidão ao serviço. Ainda cabe recurso. Na época do desligamento, a Marinha alegou que Silveira não tinha estabilidade funcional e estava sendo desincorporado por conveniência do serviço após sete anos de trabalho na corporação.
Derrubada
Metade da madeira que está no mercado brasileiro é ilegal, proveniente de desmatamento ou adulteração de autorizações para derrubada, admite o Ministério do Meio Ambiente. Nesse particular, o governo comporta-se como se fosse impossível fiscalizar o tráfico de madeira. Na verdade, basta transformar em fiscais a imensa quantidade de assessores inúteis e coloca-los às margens dos rios para interceptar as árvores contrabandeadas.
Medidor
Defesa do consumidor. O deputado Félix Mendonça (PFL-BA) apresentou projeto, que permite ao consumidor instalar medidor próprio para aferir o seu gasto de energia elétrica, gás encanado e água. Todo usuário de serviços precisa ter o direito de não ser enganado pelas concessionárias.
Óbvio
Por falta de assunto mais sério a Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei (EUA), financiou pesquisa que acaba de descobrir o óbvio ululante celebrizado por Nélson Rodrigues. Os cientistas descobriram que os fumantes subestimam seriamente os riscos a que estão se expondo. Mais de 6,3 mil pessoas foram avaliadas. A conclusão foi que os fumantes estão menos cientes do risco de doenças como o câncer de pulmão do que os não-fumantes.