O projeto de irrigação Tabuleiros Litorâneos, que o governo federal desenvolve no Piauí, ganhará recursos no valor de R$ 2,9 milhões para implentação e aumento da área produtiva no local. É o que o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, irá anunciar em visita ao estado, nesta quarta-feira.
O projeto que é desenvolvido entre os municípios de Parnaíba e Buriti dos Lopes, na região norte do estado, faz com que seja gerada as produções de caju, coco, goiaba, melão, melancia e feijão. A água usada nas plantações é captada do rio Parnaíba. Durante a visita, o ministro também se reunirá com agricultores da região.
Ainda nesta quarta, Ciro viaja para Teresina. Em seguida, participará do lançamento do Macrozoneamento Econômico e Ecológico do Piauí, no Palácio de Karnak, sede do governo estadual. O zoneamento é resultado do acordo de cooperação firmado entre o governo piauiense, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e o Ministério do Meio Ambiente, a fim de permitir o planejamento da ocupação do cerrado, que está em fase inicial com apenas 10% de sua área agricultável ocupada. Logo após a cerimônia, o ministro dará uma entrevista coletiva.