Duas medidas provisórias que trancam a pauta do plenário do Senado devem ser votadas nesta terça-feira . Uma delas autoriza tributação especial para os produtores e importadores de biodiesel e a outra trata do acesso a documentos sigilosos.
A medida que trata do biodiesel será discutida pelos senadores nesta segunda-feira. A MP regulamenta a produção do biodiesel e define a tributação. A MP visa a incentivar a produção de biodiesel no país com alíquotas reduzidas, uma vez que o produto serve como fonte alternativa de energia.
Esse combustível renovável permite a economia de divisas com a importação de petróleo e óleo diesel e também reduz a poluição ambiental, além de gerar alternativa de emprego em áreas menos atraentes para outras atividades econômicas, promovendo a inclusão social. O biodiesel pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais tais como mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja.
A segunda medida provisória que está na pauta do Senado trata do acesso a arquivos públicos e cria a Comissão de Averiguação e Análise de Informações Sigilosas, que será responsável pela análise da prorrogação dos prazos de sigilo. Caberá ao grupo, composto de ministros, analisar a prorrogação dos prazos de sigilo, por tempo determinado, dos papéis que comprometem a soberania nacional, as relações internacionais e a integridade nacional.
Outras duas medidas provisórias ainda podem manter trancada a pauta do Senado. A primeira define em 90 dias o prazo para as entidades desportivas resgatarem os recursos da Caixa Econômica Federal destinados ao incentivo do esporte olímpico. A segunda libera R$ 569,1 milhões para os ministérios da Defesa, do Desenvolvimento Social e da Saúde.
Nesta terça-feira, senadores e deputados também devem se reunir pra discutir a reformulação das regras de tramitação e exame dos orçamentos federais. Os resultados devem ser apresentados até 28 de abril.
Ainda na tarde desta segunda-feira, no Conselho de Comissão do Senado, será promovido um debate sobre a propaganda do álcool nos meios de comunicação, a aplicação dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) em projetos de inclusão digital e nova Lei de Comunicação de Massa.
Senado vota MPs que trancavam pauta
Arquivado em:
Segunda, 04 de Abril de 2005 às 11:14, por: CdB