Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Seleção passa em branco na Inglaterra

Arquivado em:
Segunda, 13 de Outubro de 2003 às 15:37, por: CdB

Neste domingo teve jogo aqui na Inglaterra do Brasil com a Jamaica. Como todos sabem, o Brasil ganhou de 1 a 0 em Leicester.
 
A impressão que temos é que o mundo inteiro presta um pouco de atenção no futebol brasileiro. Aqui, apesar de Ronaldo, Ronaldinho e Roberto Carlos serem super citados quando o assunto é a bolinha rolando na grama verde, a seleção passou em branco.

Mal se viu notícias pequenas nos jornais ou tradicionais tablóides britânicos. A seleção veio, ganhou, não jogou tão bem assim, passeou por lugares turísticos, mas não foi nem notada.

Há de se fazer justiça em dizer que ontem foi um domingo atípico para o esporte aqui. Além de ter a final da Fórmula 1, tinha a final do rúgbi (esporte típico inglês) e a final da snooker, outro esporte super idolatrado. Com todos esses eventos, pouco espaço sobrou para a nossa seleção canarinho, que nem em Londres jogou.
Aliás, histórias de coisas importantes do Brasil que passam por aqui e não são notadas, não são tão raras assim. Há cerca de dois ou três meses quando o presidente Lula visitou a terra da Rainha, ninguém disse uma palavra. Havia imagens de Tony Blair fazendo seus discursos com Lula ao lado e sequer uma palavra foi dita sobre o nosso presidente. Ele ficou ali, ao lado do primeiro-ministro e quem não o conhecia, ficou sem saber quem aquele homem de grande barba era.

No mesmo final de semana porém, a BBC dava que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tinha acabado de receber um prêmio na França.

Deixando as deduções sobre o porquê de um que já não esta mais no cargo ser familiar a imprensa estrangeira e o anonimato adotado com o outro, a conclusão é que o Brasil, em muitas vezes, é ignorado em seus aspectos importantes na imprensa inglesa.

Parafraseando um quadro que há na redação da revista Time de que "Bad News, Good News", parece que só o que não é bom rende manchetes ao Brasil. Lembro-me de exaustivas repetições de um simples caso (para nós, que estamos acostumados) de fuga no Nordeste de presos, há cerca de dois meses atrás. Como já disse nessa coluna antes, por isso "Cidade de Deus" e "Carandiru" são comentados aqui. Porque é isso que vendemos sobre o nosso país.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo